Olá! Hoje, vou falar de cosméticos e criatividade – esfoliantes faciais caseiros.
Fazer estes cosméticos é uma brincadeira de crianças. São naturais e o melhor que há para peles oleosas e mistas que tendem a ter os poros abertos, pontos negros, etc.
1. Esfoliante de flocos de aveia
Basta misturar 2 colheres de sopa de aveia, 3 colheres de sopa de iogurte natural e 3 colheres de sopa de sumo de limão. Se o esfoliante ficar muito espesso ou seco, acrescentem um pouco mais de sumo.
Apliquem o esfoliante na pele do rosto e façam uma massagem delicada. Podem deixar atuar durante alguns minutos e retirar com água morna.
2. Esfoliante de bicarbonato de sódio
Misturem duas colheres de chá de bicarbonato de sódio com água mineral para criar uma pasta. Deve ficar com a consistência de um esfoliante tradicional.
A pasta pode ser aplicada em todo o rosto, mas não recomendo a aplicação em peles sensíveis – o bicarbonato de sódio pode causar irritações. Quem tem peles ‘sensíveis’ pode aplicar este esfoliante apenas no nariz – é ótimo a remover pontos negros e borbulhas.
Qual a melhor ideia? Deixem o esfoliante de bicarbonato de sódio na pele por alguns minutos e removam com água morna.
Não se esqueçam de restaurar o pH depois de usarem o esfoliante. É por isso que é necessário limpar a pele com um disco de algodão embebido num tónico adequado ou pulverizá-la com um hidrolato, por exemplo rosa (para pele madura), melissa (para pele sensível) ou alecrim (para pele acneica). O esfoliante facial é ótimo como preparação para os tratamentos cosméticos seguintes, por exemplo, máscaras, compressa de óleo natural. Boa sorte!
Deixe uma resposta