Bem vindas, sejam muito bem vindas!
É suposto ser um curto guia portanto – para começar – deixem-me fazer-vos uma pequena pergunta: Pintam o cabelo? Se sim, como é que o fazem na maioria dos casos?
Existem alguns tipos de mulheres no mundo – aquelas que mudam a cor de cabelo todas as estações, as que pintam da mesma cor regularmente e aquelas que raramente (ou nunca) usam tinta de cabelo. Eu pertenço ao segundo grupo porque exponho o meu cabelo a um tratamento de cor a intervalos regulares e na maioria dos casos escolho a mesma cor.
Hoje vou falar dos erros mais comuns de pintar o cabelo. Claro que há algumas ‘coisas más’ que fiz ao meu cabelo durante os procedimentos que fiz ao longo dos anos. Antes consegui criar o método mais eficaz, testei várias técnicas para pintar o cabelo. Normalmente, os resultados que a maioria meu deu ficaram aquém do satisfatório, infelizmente.
Deixem-me, do fundo do coração, convidar-vos a ler o meu aritgo!
COMO PINTAR O CABELO?
Cabeleireiros tendem a enfatizar que devemos abordar o assunto da coloração de cabelo de forma consciente e sensata. Penso que isto deve ser comparado com consumerismo, que é uma escolha cosmética sensata. Aginal de contas, nem todos os produtos de pele que gostaríamos de usar são bons para nós. O mesmo aplica-se à cor de cabelo – uma cor que nos apela e que não nos fica necessariamente bem.
Pintar o cabelo deve estar em sintonia com o nosso tipo de beleza. Deve, compreender que seguir as tendências predominantes às cegas, sem refletir sobre os efeitos finais, é uma abordagem realmente tola de se fazer. Por outras palavras, quando o mundo dos ricos e famosos for dominado por cabelos ruivos flamejantes, então, antes de pegar numa tinta de cabelo ruivo, respirem fundo e pensem um pouco … Será que cabelo ruivo combina comigo? Outra questão que deve ser percebida, existem centenas de tons de vermelho, então se sentir essa necessidade instantânea de ter cabelo ruivo, dedique um tempo para procurar o tom que a faria parecer mais bonita em vez de ir para a cor mais vendida.
EM CASA OU NUM CABELEIREIRO PROFISSIONAL?
Vamos discutir a questão mais insurgente que envolve o tratamento da coloração do cabelo. Deve pintar o cabelo sozinha ou é a tarefa que deve ser confiada aos profissionais?
Para mim, cada questão tem dois lados, então é melhor estar ciente de todas as vantagens e desvantagens de ambas as soluções.
- Em cabeleireiros, a coloração do cabelo é uma opção mais segura (na maioria dos casos) porque um profissional não prefere fazer nada de errado (desde que não seja apenas nomeado um cabeleireiro, mas não tenha as competências). Deve sair do cabeleireiro com a cor que mais lhe agrada e com o cabelo bem nutrido. Infelizmente, expor o cabelo ao tratamento de coloração regularmente é demorado e muito caro. E essas duas coisas são as maiores desvantagens da coloração de cabelo no cabeleireiro.
- Em casa a coloração do cabelo é uma opção dedicada aos mais corajosos, que estão seguros das suas competências. A menos que possa aplicar tinta e escolher os produtos certos, não se surpreenda se causar danos aos cabelos e os efeitos finais ficarem longe dos que desejava. Obviamente, a coloração feita em casa dá certo, mas é preciso praticar muito. Então, essa opção torna-se uma solução mais barata do que ir ao cabeleireiro.
Se quiser tentar pintar o cabelo em casa, precisa de estar ciente dos erros mais comuns de coloração.
ERROS DE COLORAÇÃO DE CABELO COMUNS PARA EVITAR
Aqui estão os erros comuns cometidos ao pintar o cabelo em casa. No entanto, ouvi dizer que algumas das ‘condutas impróprias’ que estou prestes a enumerar também podem acontecer em … cabeleireiros profissionais.
- Nenhum teste de pele – todas as tintas de cabelo têm uma coisa em comum – estão cheias de substâncias sintéticas que podem causar reações alérgicas graves. Portanto, antes de expor o cabelo a tal produto, é fundamental fazer um teste de pele. Bastam 15 minutos de tinta de cabelo no cotovelo para verificar se o produto é bom para nós.
- Má escolha de cor – acho que esse é o erro clássico relacionado ao tratamento de tinta de cabelo. Poucos têm em consideração se uma determinada tonalidade combina com o seu tipo de beleza. O que acontece ainda mais raramente é a seleção adequada da tinta. E com isso quero dizer que a mesma tinta de cabelo produz efeitos diferentes em cabelos diferentes.
- Ignorar o tempo – o tratamento da coloração do cabelo é um procedimento onde cada segundo é importante. Por exemplo, se uma tinta de cabelo estiver pronta para ser aplicada no cabelo, mas deixar muito tempo, oxidara e mudara a sua cor e propriedades. Outro problema diz respeito a deixar a tinta de cabelo durante menos ou mais tempo do que devia. Como é fácil adivinhar, nenhuma das soluções produz os efeitos esperados.
- Aplicação de tinta em cabelo danificado – este é um grande erro que resulta em piorar ainda mais o estado do cabelo, então não deve esperar obter o efeito que deseja. Por favor, tenha em mente que uma tinta deve ser aplicada apenas em cabelos saudáveis e fortes, a menos que combine este procedimento com o chamado Olaplex, que é um tratamento de reconstrução capilar.
- Excesso de tinta – por fim, outro erro comum cometido durante a realização do tratamento de coloração capilar, que é aplicar muito produto. Em demasia não significa melhor porque em termos de tratamento de coloração, o excesso de tinta só tem impacto negativo no resultado final.
Penso que é tudo o que queria dizer sobre o assunto do tratamento de coloração de cabelo. Agora é hora de decidirem se têm competências suficientes para conseguirem uma nova cor de cabelo em casa ou se preferem deixar os vossos fios para profissionais.
Beijos! 🙂
Deixe uma resposta