Meninas,
umas quantas perguntas primeiro.
Já limparam a vossa escova?
Foi uma tarefa simples ou complicada?
Que método usaram?
Atrevo-me a concluir que a maioria de vocês não limpou as vossas escovas, nunca (para além de tirar os cabelos mais compridos). É um grande erro!
SABIA QUE…?
Investigadores no Arizona descobriram que uma escova pode ser uma casa para até 529 colónias de bactérias por centímetro quadrado. Mais do que um lavatório com aproximadamente 424!
Muitas vezes não temos consciência de que uma simples escova possa ser uma fonte de tantas bactérias, que é uma “autoestrada” para infeções que causam caspa, comichão, oleosidade, acne, etc. Uma escova que não é lavada regularmente constitui uma verdadeira ameaça.
De onde é que as bactérias na sua escova vêm?
Naturalmente, do ambiente circundante. Ao escovar o cabelo todos os dias acumula todas as impurezas do cabelo e pele, incluindo sebo, produtos, células moras, suor. Acumulam-se na escova e consistem em alimento para bactérias.
No pior caso, uma escova é usada por mais do que uma pessoa. Isto, por sua vez, significa mais impurezas que são variadas enquanto que a flora bacteriana de uma pessoa é misturada com a de outras.
A rotina de limpeza da escova faz sentido?
Claro que sim. Na verdade é a única forma de evitar consequências desagradáveis de usar uma escova suja.
Precisa de limpar a sua escova regularmente. Estejam à vontade de experimentar vários métodos. A escolha depende do material da sua ferramenta e o seu propósito. O procedimento de limpeza difere para pentes e escovas. Há uma forma específica de limpar escovas e pentes de madeira, por exemplo.
É por isso que gostaria que lessem o meu breve guia.
COMO LIMPAR UMA ESCOVA?
Contrariamente às aparências, é uma tarefa fácil. Tudo o que tem de saber é o tipo da sua escova e um método que vá com ela.
Limpar uma escova feita de plástico, um pente ou uma escova de estilização
Use um palito ou outro objeto pontiagudo para tirar os cabelos. Se quiserem, experimentem com um limpador de escovas já feito que se parece com um ancinho e ajuda a tirar os cabelos dos espaços entre os dentes. Feito? Fizeram o primeiro passo!
Agora mergulhem a escova em água com sabão (pode ser champô ou uma colher de chá com bicarbonato de sódio com champô). O importante é que a água fique morna. Alguns movimentos na água permite-lhe enxaguar todas as impurezas.
Para terminar, sequem a escova completamente, por exemplo usar panos de papel e depois um secador.
Limpar escovas e pentes de madeira
Primeiro, precisa de fazer exatamente o que foi descrito no início do ponto anterior, principalmente, livrar-se dos cabelos mais compridos.
A seguir, use água com sabão (ou champô/bicarbonato de sódio) para enxaguar outras impurezas ainda assim nunca mergulhe a escova na mistura. Se mergulhar acessórios de madeira durante muito tempo, absorvem água e tornam-se inúteis. Certifique-se de que os enxaguam e saca rapidamente.
Limpar escovas com cerdas naturais
Manter este tipo de acessório limpo pode ser complicado. É pouco comum e, para além de lavar, precisa de tratamento. SIm! Não está a ter problemas de visão. A sua escova de cerdas naturais precisa de cuidados!
Os primeiros passos são óbvios. Penteie os cabelos usando um palito, pente ou limpador. Depois, humedeça as cerdas com água e champô. Experimente champô SLS ou SLES que contém detergentes fortes e permite uma remoção mais fácil de impurezas.
Assim que enxaguarem o champô, arranje um… condicionador! O seu produto de cabelo do dia-a-dia serve. Um condicionador leve ajuda a manter as cerdas suaves. Passados alguns minutos, pode enxaguar o produto e secar a escova.
Por último, experimentem fazer uma solução fraca ao misturar água com vinagre e borrifem-na nas cerdas para matar as bactérias que possam ter ficado lá.
É tudo por hoje.
Espero que o meu guia sobre como limpar escovas vos ajude a manter os vossos acessórios de cabelo imaculados. 🙂
XOXO